- Identifique o seu tipo de pele e siga à risca a velha receita: limpar, tonificar e hidratar.
- Use produtos adequados para seu tipo de pele. o que fica ótimo na vizinha pode se tornar um desastre em você
- Jamais durma com maquiagem; se você é do tipo preguiçosa, deixe lenços removedores sobre o travesseiro;
- Use filtro solar diariamente e não deixe de consultar o dermatologista pelo menos uma vez ao ano.
Oleosa
Brilho excessivo, poros obstruídos e tendência a acne são as principais características desse tipo de pele. Mantenha distância de produtos à base de óleo e dê preferência às formulações em gel.
Lembre-se de que a pele oleosa não é sinal de pele resistente e hidratada. Por isso, aplique o tônico diariamente para desobstruir os poros e jamais dispense o hidratante - sempre oil free, ou seja, livre de óleo. Limpe, tonifique e hidrate, mas não exagere! O excesso pode estimular a produção das glândulas sebáceas.
Na escolha do filtro solar, procure as versões com controle de brilho, e, para emergências, mantenha na bolsa ou no carro lenços antioleosidade. Disponíveis em pequenos pacotes, são práticos e resolvem o problema, principalmente naqueles dias escaldantes. Para a maquiagem:
- Adote o pó compacto mineral, que ajuda a eliminar a oleosidade; esqueça, porém, a esponja. Invista num bom pincel: com pouco produto, você obtém um resultado muito mais natural;
- Se for usar corretivo, dê preferência às versões secas;
- Evite as sombras cremosas e adote um rímel à prova de água;
- Use blush em pó, nunca cremoso.
Mista
É a famosa pele oleosa na região T - testa, nariz e queixo - e seca nas outras áreas. Os cuidados aqui se resumem ao equilíbrio: é preciso evitar produtos muito cremosos ou oleosos para não comprometer a zona T, mas, ao mesmo tempo, não se pode esquecer de hidratar as áreas secas.
Por isso, opte por produtos líquidos, mas leves, como as loções leitosas. Na hora de tonificar, aplique o produto apenas na região T. Aplique o hidratante no rosto todo, mas dê especial atenção às áreas secas, concentrando menos produto na região oleosa.
Normal
Nem oleosa, nem seca, tem textura uniforme. Isso não significa que os cuidados possam ser dispensados.
O sol, poluição e o uso inadequado de cosméticos também podem danificar esse tipo de pele. Por isso, não abra mão do ritual limpeza, tonificação e hidratação diário. Aparentemente, a maquiagem dura mais nesse tipo de pele, mas não deixe de removê-la antes de dormir.
Sensível
Fina e frágil, esse tipo de pele tem mais tendência à irritabilidade e à formação de rugas. Nem sempre é possível detectar com precisão essas características. Por isso, se você desconfia que possa ter esse tipo de pele, consulte um dermatologista antes de investir em produtos específicos.
De modo geral, a pele sensível é a mais intolerante a alguns cosméticos. Use tônicos sem álcool e evite produtos esfoliantes ou abrasivos, capazes de provocar vermelhidão. Para a Maquiagem:
- Adote o pó facial mineral; isento de produtos químicos, ele diminui as chances de irritação;
- Dispense as fórmulas à prova de água; o solvente que as remove também elimina a oleosidade natural da pele, desprotegendo-a.
Seca
Fina e sem brilho, está mais sujeita às rugas e descama com facilidade. Fique longe de produtos oil free e abuse do hidratante. Dispense tônicos com álcool, que ressecam ainda mais a pele. Para a maquiagem:
- Hidrate bem a pele antes de começar qualquer make, por mais básico que seja;
- Produtos cintilantes e iluminadores ajudam a devolver o brilho;
- Use base líquida, sempre com filtro solar.
Bom pessoal, é isso, eu vi essas dicas em um livrinho de maquiagens de ganhei da amiga da minha mãe um dia desses, achei super interessante e quis compartilhar com vocês :)
* Esse livro tem muitas dicas de maquiagem e pele, mas não sei onde encontrar ele, o marido dessa amiga da minha mãe trabalha na editora que publicou esse livro e trouxe pra mim, é da Editora Melhoramentos.
Beijos, e até o próximo post
Nenhum comentário:
Postar um comentário