Pages

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Tirando o Passaporte

foto: weheartit
Olá Galera, o post de hoje é o primeiro de uma série de posts que irei fazer sobre intercâmbio, irei para o EUA em Agosto/Setembro de 2013, e vou passar 1 mês e meio fora, e vou compartilhar tudo com vocês, todos os detalhes ..
 Irei começar com a primeira providência que tomei ao decidir realmente ir fazer o intercâmbio, tirar meu passaporte. Como eu nunca viajei pra fora antes eu não tinha esse documento, e é feito sem demora (se você tiver sorte), ou você pode optar pelo passaporte de emergência que é bem mais rápido, mas se não está perto da sua viajem, não há necessidade.
A primeira coisa a se fazer é entrar no site da policia federal (dpf.gov.br) e ir na parte de passaportes, lá você faz o requerimento com seus dados, e logo em seguida você imprime a GRU, que nada mais é que a taxa que você paga pelo passaporte, que é de R$ 156,07, lá vem a data que deve ser realizada o pagamento e tal, que alias o meu era pra ter sido pago no dia 04 de Janeiro, mas a burra aqui esqueceu e tive que imprimir uma segunda GRU que a data era pra 20 dias depois (Dica: Não esqueça do dia do pagamento, ehehe), e só depois de pago que pode marcar data na polícia federal, então uns dias antes de eu pagar eu não saia do bendito site da Policia, além de sairem poucas datas elas são esgotadas rapidamente, ainda mais em São Paulo, sempre tinha datas abertas para o interior, e como eu não saia do site consegui uma data super próxima do meu dia de pagamento, paguei a GRU dia 24 e agendei para o dia 29 o recolhimento de documentos/dados, e no dia de ir na policia federal vá arrumadinha(o), por que tem que tirar a foto para o passaporte, mas também não passe maquiagem que te deixe parecendo uma palhaça, que provavelmente irão mandar você tirar, seja o mais natural possível. Como minha mãe achava que moramos muito longe do local agendado, saímos de casa 9 da manhã, e eu tinha marcado para ser atendida as 11:50 (tem que chegar 20 minutos antes), chegamos uma hora e meia antes do meu horário, mas o tempo passou super rápido, graças a Deus, e nessa uma hora e meia o sistema da Polícia Federal ficou sem sistema e o povo reclamando né, e pelo que eu percebi é super normal cair o sistema então não fique aflito de acontecer com você, caso não volte o sistema eles mandam você voltar outro dia, menos de uma semana depois. O horário de chamada é super preciso, quando deu 11:50 da manhã (exatamente o meu horário) eles chamaram, é super rápido, lá você apresenta os documentos que você vê a relação no site dpf, mas é basicamente seu RG, CPF, autorização para menor de idade, que você imprime no site da Polícia (caso seja menor, óbvio), e nessa autorização se caso o seu pai ou a sua mãe não possa ir tem que levar ao cartório e reconhecer firma do genitor que estiver ausente, leve também o seu protocolo que é emitido logo depois que você faz a solicitação, e também o papel que sai depois que você agenda a data no site. Logo depois de entregar esses documentos eles mandam você pra uma fila e quando chegar a sua vez você vai lá eles vão tirar sua foto e colher suas digitas, tudo muito rápido, e logo em seguida dão uma data pra você, normalmente uma semana depois para ir buscar seu passaporte.
 É basicamente isso, eu fiz esse post pois antes de eu ir até a polícia eu tinha algumas dúvidas, sobre maquiagem, a roupa que eu poderia sair na foto, como ia ser lá, e eu não achei nada, espero que eu ajude agora quem tem as mesmas dúvidas que eu tinha :)
     Até o próximo post sobre meu intercâmbio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário